Série MSEP - Movimentos Sociais e Esfera Pública

Audiência Pública Ementa do curso Movimentos de juventudes - Regina Novaes e Dulce Pandolfi Movimentos sociais urbanos - Dulce Pandolfi e Lygia Segala Movimentos de mulheres - Adriana Vianna Povos e comunidades tradicionais - Alfredo Wagner e Aurélio Vianna Movimentos rurais - John Comerford e Moacir Palmeira Movimentos sindicais - José Ricardo Ramalho e Paulo Fontes Trabalhadores e justiça do trabalho - Elina Pessanha e Larissa Correa Movimentos negros - Sonia Giacomini e Marcelo Mello
Resultados 1 até 10 de 18 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

MSEP

Título

Movimentos Sociais e Esfera Pública

Data(s)

  • 2012 - 2014 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Documentos eletrônicos (documentos audiovisuais, iconográficos, textuais)

Área de contextualização

Nome do produtor

(2004-)

História administrativa

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi instituído por iniciativa do reitor Aloísio Teixeira em 12 de agosto de 2004. O Colégio é um centro de referência acadêmica que objetiva o encontro de pesquisas e pesquisadores de ponta dos diversos campos do conhecimento. A formação do CBAE assemelha-se aos diversos institutos de estudos avançados na experiência internacional e nacional.

História do arquivo

O projeto "Movimentos sociais e esfera pública – impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais” foi realizado a partir de uma parceria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ) com a Secretaria Geral da Presidência da República e contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Coordenado pelos antropólogos José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretores do CBAE/UFRJ, o projeto contou com pesquisadoras(es) das áreas de antropologia, sociologia e história, vinculados a diversas instituições universitárias, como UFRJ (Museu Nacional, IFCS, IPPUR), FGV (CPDOC), PUC-Rio, UFRRJ e UERJ. Todo material destinado ao acervo foi submetido ao processo de descrição e catalogação pela equipe do Memov.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A série reúne fotos, áudios de eventos e documentos de movimentos rurais, movimentos de povos e comunidades tradicionais, movimentos indígenas, movimentos sindicais urbanos, movimentos urbanos por moradia, movimentos negros, movimentos de juventude, movimentos de mulheres e movimentos LGBT coletados em um trabalho de pesquisa que ocorreu em diversas regiões do país durante dois anos (de novembro de 2012 a novembro de 2014). Também contém registros de debates entre os pesquisadores em seminários e reuniões coletivas para o aprofundamento dos parâmetros metodológicos do projeto. Além disso, conta com vídeos de mesas de debate, organizadas com a cooperação da pesquisa, sobre movimentos religiosos.

Avaliação, selecção e eliminação

Após análise dos pesquisadores, foram eliminadas partes dos documentos coletados.

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A série é composta por três subséries:
(01) Atividades de planejamento
(02) Trabalho de campo
(03) Resultados finais

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação