Identity area
Reference code
Title
Date(s)
Level of description
Fonds
Extent and medium
Context area
Name of creator
Biographical history
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) é um órgão da estrutura média da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a categoria de Centro Universitário. Foi criado pelo Decreto nº 60.455-A de 13 de março de 1967 com a finalidade de debater e sintetizar os estudos referentes ao progresso dos vários setores do conhecimento, bem como dos problemas brasileiros; promover a difusão científica e cultural; preservar e expandir o patrimônio histórico, cultural, artístico e da natureza brasileira. Em 1967, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional. Em 09 de novembro de 1972 foi publicado o Regimento do Fórum de Ciência e Cultura.
A partir de 1986 a Editora da UFRJ foi integrada ao FCC, sucessivamente, em 1990, o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 foi oficializada a criação da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e, em 2013, a criação da Universidade da Cidadania. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos é o órgão de integração interna e externa da UFRJ, tem como função estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
Repository
Archival history
Em 1967, com a categoria de Centro Universitário, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional.
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, órgão de integração interna e externa da UFRJ, tinha função de estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 1972 foi institucionalizado o primeiro Regimento do Fórum de Ciência e Cultura. Em 1986 foi institucionalizado a Editora UFRJ, em 1990 foi institucionalizado o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 houve a criação oficial da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 houve a criação oficial do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e em 2013, a criação da Universidade da Cidadania, todos órgãos suplementares do Fórum.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
O Fórum de Ciência e Cultura é responsável por executar a Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural da UFRJ, que por sua vez reconhece e promove a diversidade cultural.
Immediate source of acquisition or transfer
Todo o acervo foi produzido internamente, não sendo decorrente de compra, troca ou doação.
Content and structure area
Scope and content
O acervo do FCC retrata as atividades científicas, artísticas, culturais e institucionais desenvolvidas pela unidade.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
A documentação está em fase de organização.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Todos os originais encontram-se na unidade custodiadora.
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Final