Área de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
- Fórum de Ciência e Cultura (FCC)
Outra(s) forma(s) de nome
Tipo
- O Fórum faz parte da estrutura média da UFRJ, possuindo ainda órgãos suplementares, todos atuantes na execução da política cultural da Universidade.
Área de contato
Tipo
Endereço
Rua
Localidade
Região
Nome do país
CEP
Telefone
Fax
Nota
Área de descrição
Histórico
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) é um órgão da estrutura média da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a categoria de Centro Universitário. Foi criado pelo Decreto nº 60.455-A de 13 de março de 1967 com a finalidade de debater e sintetizar os estudos referentes ao progresso dos vários setores do conhecimento, bem como dos problemas brasileiros; promover a difusão científica e cultural; preservar e expandir o patrimônio histórico, cultural, artístico e da natureza brasileira. Em 1967, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional. Em 09 de novembro de 1972 foi publicado o Regimento do Fórum de Ciência e Cultura.
A partir de 1986 a Editora da UFRJ foi integrada ao FCC, sucessivamente, em 1990, o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 foi oficializada a criação da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e, em 2013, a criação da Universidade da Cidadania. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos é o órgão de integração interna e externa da UFRJ, tem como função estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
Contexto cultural e geográfico
Até o ano de 2011 todos os setores administrativos do Fórum de Ciência e Cultura estavam localizados no Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha. Após o incêndio no local, parte da equipe permaneceu nas dependências do Palácio Universitário e outra foi transferida para a sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)
Mandatos/Fontes de autoridade
Estrutura administrativa
O Fórum conta com três Superintendências a saber: Superintendência de Difusão Científica e Cultural (SuperDICC), Superintendência Administrativa (SuperAd) e Superintendência de Comunicação (SuperCom). No total 32 servidores compõe a estrutura direta do FCC, além disso há 8 órgãos suplementares vinculados ao Fórum. Há também, o setor de Audiovisual que está vinculado à Superintendência de Comunicação (SuperCom) e é responsável por registrar as atividades da unidade e pela produção e guarda do acervo, é composto por um diretor de fotografia (Tuker Marçal) e um bolsista de graduação.
Políticas de captura e gestão de documentos
Todo o acervo é produzido internamente, não sendo decorrente de compra, troca ou doação.
Prédios
Construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1922, para a Exposição Internacional que marcou as comemorações do Centenário da Independência,o prédio da Avenida Rui Barbosa, 762 funcionou como hotel durante quatro anos. Nos decênios que se seguiram, o Hotel Sete Setembro vinculou-se à vida acadêmica da cidade: entre 1926 e 1973, sediou o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery, da então Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de então tornou-se a Casa do Estudante Universitário (CEU), função que desempenhou até 1995. Hoje, o número 762 da Avenida Rui Barbosa abriga o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
Acervo
O acervo filmográfico do FCC retrata as atividades científicas, artísticas, culturais e institucionais desenvolvidas pela unidade e abrange o período de 2004 até os dias atuais. Constituído por documentos filmográficos em fitas mini-DV, DVDs e arquivos digitais. Composto por entrevistas, depoimentos e registros de eventos como lançamentos de livros e filmes, apresentações de teatro, música e dança, ciclo de debates e palestras, entre outros. São registros documentais produzidos e acumulados no decorrer das atividades desenvolvidas pelo setor de Audiovisual, vinculado à Superintendência de Comunicação (SuperCom).
Obs: Existe um acervo fotográfico que ainda será classificado.
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
Área de acesso
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta - 10h a 18h
Condição de acesso e uso
Acesso livre mediante agendamento.
Acessibilidade
O prédio em que se encontra o acervo possui condições de acesso a pessoas com deficiência, conta com elevadores que dão acesso à sala em que está localizado o acervo.
Em relação ao acervo, as condições de acessibilidade são reduzidas. O material não conta com legenda ou audiodescrição.
Área de serviços
Serviços de pesquisa
O acervo em sua maioria é constituído por fitas Mini-DV que necessitam serem digitalizadas.
Serviços de reprodução
É necessário que o interessado faça a solicitação do material e aguarde 5 dias úteis para o recebimento do mesmo, que será reproduzido em formato digital e disponibilizado em mídia a ser oferecida pelo próprio usuário (ex: pen drive, CD-R, HD externo etc.) ou enviado por e-mail se a capacidade permitir.
Áreas públicas
Área de controle
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervos Arquivísticos (ISDIAH )
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão e eliminação
Idioma(s)
- português