Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1931 - 1960 (Produção)
Nível de descrição
Grupo
Dimensão e suporte
Documentos textuais (111 processos)
Documento bibliográfico (um livro)
Área de contextualização
Entidade custodiadora
História do arquivo
A partir da incorporação da Escola de Minas pela Universidade do Rio de Janeiro em 1931, toda a documentação produzida a partir deste momento passa fazer parte do acervo da URJ, e posteriormente Universidade do Brasil a partir de 1937. Em 1960, a ENMM se desliga da Universidade do Brasil. Assim, todos os documentos que foram produzidos durante o período em que a ENMM esteve subordinada à UB, passa a integrar o seu acervo. Apesar de estar sob a administração da UB, a ENMM tinha autorização para tomar decisões no que diz respeito a sua organização e funcionamento, seja ele de cunho acadêmico, financeiro ou mesmo político, pois a mesma possuía autonomia e existência jurídica dentro da UB. A classificação do fundo da ENMM é fechado, pois com o seu desligamento da UB os documentos param de se ser são, mas originados.
Em 1964, com a transferência da Reitoria e da Administração Central da Universidade do Brasil e da Praia Vermelha para o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na cidade universitária, o serviço de comunicações foi transferido para o prédio da Reitoria. Desde então, todo acervo da ENMM que está atualmente sob custódia da UFRJ, esteve acumulado e guardado sem nenhuma intervenção arquivística na Reitoria. Com a criação do setor de Arquivo Permanente em 2012, iniciou-se um trabalho de identificação do acervo de guarda permanente da UFRJ, incluindo neste momento o fundo fechado ENMM, pois o mesmo necessitava de tratamento. Esse foi o primeiro desafio do setor no sentido de iniciar as atividades de arranjo, descrição e divulgação das informações documentais de uso secundário ou histórico.
Inicialmente toda a documentação foi indexada no sistema de acompanhamento de processos (SAP), em seguida com o uso da Tabela de Temporalidade da UFRJ foi feita a identificação e classificação dos processos de guarda permanente, como também aqueles que poderão ser eliminados, através de método de amostragem, dentro dos critérios de avaliação do Arquivo nacional. A documentação selecionada para guarda permanente foi disponibilizada em quadro de arranjo estrutural e funcional, reunido em graus diferentes de hierarquia, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3) e subsérie (nível 3,5).
Procedência
Documentos acumulados pela entidade custodiadora durante o período em que a referida Escola esteve sob sua administração.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação reúne processos relativos, em sua maioria, às atividades desenvolvidas pela Escola Nacional de Minas e Metalurgia entre os anos de 1931 e 1966, quando esteve sob a custódia da então Universidade do Brasil. Esta documentação inclui processos de caráter acadêmico, administrativo, informacional, logístico, pessoal, financeiro e patrimonial.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Alguns níveis poderão receber novos documentos em decorrência do processo de identificação no âmbito dos acervos do Arquivo Permanente da UFRJ.
Sistema de arranjo
Divide-se em duas séries – Cursos Superiores (Graduação) e Curso de Especialização (Pós-Graduação). A série Cursos Superiores (Graduação) está dividida em 13 subséries: Concursos de Admissão (Vestibular); Cursos; Matrícula; Transferência; Provas. Exames; Frequência; Estágio (Bolsas); Convênios. Intercâmbio; Solicitações de Títulos. Certificados; Colação de Grau; Assentamentos; Regime Disciplinar e Registro de Diploma.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
- latim
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Os documentos originais estão custodiados no arquivo central da UFRJ. Localização do Arquivo Central: Av. Pedro Calmon. nº 550 - Prédio da Reitoria, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-901
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Processos em bom estado de conservação, sendo que vários documentos apresentam marcas de fungos ocasionadas pela exposição à umidade que antecede a implantação de política arquivística.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
09 de julho de 2014
Idioma(s)
- português