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Enquadramento de professores licenciados pela antiga Universidade do Distrito Federal no magistério secundário e técnico municipal.

Memorial do ex alunos da UDF dirigido ao Prefeito d do Distrito Federal; Parecer do secretário de Educação sr. Clóvis Monteiro; Decreto-lei 1190 - criando a Faculdade Nacional de Filosofia; Decreto 5515/35 - Regula a carreira de Professor de Escola secundária do Distrito Federal; Decreto-lei 1063/39; Decertos lei 6260/38; Lei 375/ 49; Decreto-lei 6.215/38; Decreto 5.513/35; Projeto de Lei 82/1950; emenda nº 1 ao substitutivo do Projeto de Lei nº 9 de 1950;
Parecer da comissão de educação e cultura; Aprovação do projeto 82/1950; Petição para mandado de segurança; discurso Pronunciado pelo Professor Antonio Jose de Mattos Mussio em 18/12/1951

Decreto 8.978

Apresentado três artigos do Decreto 8.978 destacando a substituição do ensino industrial clássico pelo curso ginasial.

Áudio Sessão

Registro sonoro da sessão As Três Ditaduras.

Vídeo Debate

As questões, suscitadas pelo debate, demarcaram como contraditória a relação entre o “morro e asfalto”. Nos anos 1960, em paralelo às remoções, a classe média da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, demandava a mão-de-obra das favelas. Apesar do distanciamento da comunidade em relação aos bairros, como que regiões que refletissem agendas sociais desconexas, estes últimos (moradores) foram beneficiados pela política de “pacificação”. As medidas adotadas responderam pelo policiamento ostensivo junto às favelas, qual seja, as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).

Edison Diniz

Edison Diniz apresentou o Núcleo de Identidade e Memória da Maré (NUMIM), que resultou em um site e na publicação de dois livros.
Ressaltou sobre a relevância de se constituir a memória das favelas, a exemplo do NUMIM, principalmente em se tratando da construção identitária local.
Segundo ele, a presença de milicianos corresponde a um cenário de regime ditatorial contemporâneo.

Mônica Francisco

A apresentação de Mônica Francisco destacou a conduta da mídia em um esforço de construção de uma imagem, da população favelada, como uma “população mandável”.
O discurso oficial é articulado para justificar os processos de remoção.
Mônica referiu-se, ao fenômeno da gentrificação, como uma “expulsão branca”, mais especificamente, em relação ao morro do Vidigal (entre os bairros do Leblon e São Conrado), localizado na cidade do Rio de Janeiro.

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