Área de identificação
tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Arquivo Central/SIARQ
Forma(s) paralela(s) de nome
- Sistema de Arquivos (SIARQ)
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
29 de março de 2016
Histórico
Locais
Estado Legal
O Arquivo Central e o SIARQ-UFRJ foram criados através da Portaria do Reitor nº 2726 de 29 de março de 2016.
funções, ocupações e atividades
Funções:
a) elaborar a política arquivística que assegure a integridade do patrimônio documental arquivístico da UFRJ e promover sua gestão, preservação, valorização, difusão e acesso;
b) implantar e promover, em colaboração com as Pró-Reitorias e demais órgãos responsáveis pela administração universitária, a política arquivística da UFRJ, planos, projetos e ações que assegure a integração das fases corrente, intermediária e permanente;
c) promover e normatizar a gestão do patrimônio documental arquivístico, de características administrativas e acadêmicas;
d) assegurar na UFRJ o cumprimento da legislação arquivística em vigor no Brasil;
e) zelar pela preservação da documentação permanente da Universidade, estabelecendo padrões para recolhimento, conservação, custódia e divulgação do patrimônio documental arquivístico produzido ou acumulado pela UFRJ, que seja de sua propriedade ou interesse;
f) estabelecer critérios para aquisição, doação, permuta e cessão temporária de acervos arquivísticos;
g) promover o acesso aos arquivos da UFRJ e à informação neles contida, utilizando instrumentos de pesquisa e os recursos tecnológicos disponíveis e adequados a este fim;
h) promover a melhor capacitação profissional e a valorização do pessoal a serviço do SIARQ/UFRJ;
i) promover a classificação da documentação arquivística quanto ao grau e prazo de sigilo referente a assuntos relacionados à segurança da instituição, desenvolvimento científico ou tecnológico;
j) prestar assessoria técnica, em matéria arquivística, aos pesquisadores para organização da documentação científica, oriundos das atividades de pesquisa e extensão;
k) definir e estabelecer critérios e procedimentos para usos de nosso patrimônio documental arquivístico protegidos pela legislação sobre direitos autorais e propriedade industrial (patentes) e intelectual.
l) estabelecer critérios para a aquisição, criação e adequação de sistemas informatizados capazes de desenvolver a gestão eletrônica de documentos e a difusão via web dos conteúdos informativos dos acervos documentais da instituição;
m) promover atividades científicas, culturais e editoriais próprias ao campo da arquivística ou relacionadas aos acervos documentais da UFRJ;
n) apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade bem como as atividades culturais da UFRJ;
o) promover a integração a sistemas nacionais e estrangeiros de informação, visando o acesso à produção científica de instituições congêneres e a divulgação da produção gerada pela Universidade.
Atividades:
a) Administrar o Arquivo Central;
b) Prestar apoio técnico, em matéria arquivística, aos Arquivos, Centros de Memória e Centros de Pesquisa da UFRJ;
c) Elaborar os instrumentos de pesquisa ou produtos informacionais de caráter arquivístico, histórico ou científico relativos aos acervos da UFRJ tais como guias, inventários, catálogos, índices, bases de dados ou guias de fontes históricas;
d) Fazer exposições documentais com base no acervo da UFRJ, ou em colaboração com outras instituições;
e) Assessora, elaborar e apoiar à implementação de projetos arquivísticos pelas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade;
f) Elaborar e/ou orientar os projetos específicos para captação de recursos externos e internos que fomentem a execução de atividades de organização de arquivos;
g) Promover atividades que visem a capacitação de docentes, discentes e técnico-administrativos.