Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) é um órgão da estrutura média da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a categoria de Centro Universitário. Foi criado pelo Decreto nº 60.455-A de 13 de março de 1967 com a finalidade de debater e sintetizar os estudos referentes ao progresso dos vários setores do conhecimento, bem como dos problemas brasileiros; promover a difusão científica e cultural; preservar e expandir o patrimônio histórico, cultural, artístico e da natureza brasileira. Em 1967, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional. Em 09 de novembro de 1972 foi publicado o Regimento do Fórum de Ciência e Cultura.
A partir de 1986 a Editora da UFRJ foi integrada ao FCC, sucessivamente, em 1990, o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 foi oficializada a criação da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e, em 2013, a criação da Universidade da Cidadania. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos é o órgão de integração interna e externa da UFRJ, tem como função estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 1967, com a categoria de Centro Universitário, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional.
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, órgão de integração interna e externa da UFRJ, tinha função de estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 1972 foi institucionalizado o primeiro Regimento do Fórum de Ciência e Cultura. Em 1986 foi institucionalizado a Editora UFRJ, em 1990 foi institucionalizado o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 houve a criação oficial da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 houve a criação oficial do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e em 2013, a criação da Universidade da Cidadania, todos órgãos suplementares do Fórum.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
O Fórum de Ciência e Cultura é responsável por executar a Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural da UFRJ, que por sua vez reconhece e promove a diversidade cultural.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Todo o acervo foi produzido internamente, não sendo decorrente de compra, troca ou doação.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo do FCC retrata as atividades científicas, artísticas, culturais e institucionais desenvolvidas pela unidade.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
A documentação está em fase de organização.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Todos os originais encontram-se na unidade custodiadora.