Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) é um órgão da estrutura média da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a categoria de Centro Universitário. Foi criado pelo Decreto nº 60.455-A de 13 de março de 1967 com a finalidade de debater e sintetizar os estudos referentes ao progresso dos vários setores do conhecimento, bem como dos problemas brasileiros; promover a difusão científica e cultural; preservar e expandir o patrimônio histórico, cultural, artístico e da natureza brasileira. Em 1967, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional. Em 09 de novembro de 1972 foi publicado o Regimento do Fórum de Ciência e Cultura.
A partir de 1986 a Editora da UFRJ foi integrada ao FCC, sucessivamente, em 1990, o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 foi oficializada a criação da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e, em 2013, a criação da Universidade da Cidadania. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos é o órgão de integração interna e externa da UFRJ, tem como função estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 1967, com a categoria de Centro Universitário, o Fórum de Ciência e Cultura era composto pelos seguintes órgãos: Conselho Diretor, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Órgãos destinados à difusão científica e cultural e Museu Nacional.
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, órgão de integração interna e externa da UFRJ, tinha função de estimular, promover e difundir pesquisas de ponta em grandes áreas do conhecimento nos seguintes núcleos: Brasil, Mundo, Ciências e Humanidades.
Em 1972 foi institucionalizado o primeiro Regimento do Fórum de Ciência e Cultura. Em 1986 foi institucionalizado a Editora UFRJ, em 1990 foi institucionalizado o Sistemas de Bibliotecas e Informação (SiBi), em 1995 houve a criação oficial da Casa da Ciência e Cultura, em 2004 houve a criação oficial do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e em 2013, a criação da Universidade da Cidadania, todos órgãos suplementares do Fórum.
Em 2018, com a resolução nº 5 de 28 de junho ficou instituído o Fórum de Ciência e Cultura, composto pelos seguintes órgãos suplementares: Museu Nacional; Colégio Brasileiro de Altos Estudos; Editora UFRJ; Sistema de Bibliotecas e Informação; Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia ; Universidade da Cidadania; Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural e Núcleo de Rádio e TV.
O Fórum de Ciência e Cultura é responsável por executar a Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural da UFRJ, que por sua vez reconhece e promove a diversidade cultural.
Procedência
Todo o acervo foi produzido internamente, não sendo decorrente de compra, troca ou doação.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo do FCC retrata as atividades científicas, artísticas, culturais e institucionais desenvolvidas pela unidade.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A documentação está em fase de organização.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Todos os originais encontram-se na unidade custodiadora.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final