A documentação reúne processos relativos, em sua maioria, às atividades desenvolvidas pela Escola Nacional de Minas e Metalurgia entre os anos de 1931 e 1966, quando esteve sob a custódia da então Universidade do Brasil. Esta documentação inclui processos de caráter acadêmico, administrativo, informacional, logístico, pessoal, financeiro e patrimonial.
Processos relacionados a comunicações, informações, pedidos, solicitações e consultas sobre diversos assuntos e atividades da E.N.M.M.
Processos relacionados a eventos realizados na E.N.M.M.
Processos relacionados à concessão de diárias, passagens, transportes, hospedagem, ajuda de custo, além de despesas de viagens de trabalho, congressos, comemorações e excursões de estudo no país para servidores e alunos, como também processos de afastamento do país com ou sem ônus de servidores e alunos a serviço e em estudo.
Processos relacionados à concessão de crédito para prêmio de viagem a professores catedráticos, como também título de professor emérito na E.N.M.M.
Processos relacionados à concessão de pensão especial de funcionários da E.N.M.M.
Processos relacionados à aposentadoria – compulsória e por invalidez – de professores e servidores da E.N.M.M.
Processos de averbação de tempo de serviço, como também relacionados a contagem de tempo de serviço e certidões de professores e funcionários da ENMM.
Processos relacionados à acumulação de cargos lícita e ilícita de funcionários da E.N.M.M.
Processos relacionados à apuração de responsabilidades e penalidades disciplinares