Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1931 - 1966 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 3,00 m (Fundo)
Área de contextualização
Entidade custodiadora
História do arquivo
A partir da incorporação da Escola de Minas pela Universidade do Rio de Janeiro em 1931, toda a documentação produzida a partir deste momento passa fazer parte do acervo da URJ, e posteriormente Universidade do Brasil a partir de 1937. Em 1960, a ENMM se desliga da Universidade do Brasil. Assim, todos os documentos que foram produzidos durante o período em que a ENMM esteve subordinada à UB, passa a integrar o seu acervo. Apesar de estar sob a administração da UB, a ENMM tinha autorização para tomar decisões no que diz respeito a sua organização e funcionamento, seja ele de cunho acadêmico, financeiro ou mesmo político, pois a mesma possuía autonomia e existência jurídica dentro da UB.
Em 1964, com a transferência da Reitoria e da Administração Central da Universidade do Brasil e da Praia Vermelha para o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na cidade universitária, o serviço de comunicações foi transferido para o prédio da Reitoria. Desde então, todo acervo da ENMM que está atualmente sob custódia da UFRJ, esteve acumulado e guardado sem nenhuma intervenção arquivística na Reitoria. Com a criação do setor de Arquivo Permanente em 2012, iniciou-se um trabalho de identificação do acervo de guarda permanente da UFRJ, incluindo neste momento o fundo fechado ENMM, pois o mesmo necessitava de tratamento. Esse foi o primeiro desafio do setor no sentido de iniciar as atividades de arranjo, descrição e divulgação das informações documentais de uso secundário ou histórico.
Inicialmente toda a documentação foi indexada no sistema de acompanhamento de processos (SAP), em seguida com o uso da Tabela de Temporalidade da UFRJ foi feita a identificação e classificação dos processos de guarda permanente, como também aqueles que poderão ser eliminados, através de método de amostragem, dentro dos critérios de avaliação do Arquivo Nacional. A documentação selecionada para guarda permanente foi disponibilizada em quadro de arranjo estrutural e funcional, reunido em graus diferentes de hierarquia, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3) e subsérie (nível 3,5).
Procedência
Toda documentação foi produzida e acumulada pela Escola, enquanto esteve vinculada à Universidade do Rio de Janeiro, posteriormente Universidade do Brasil.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação reúne processos relativos, em sua maioria, às atividades desenvolvidas pela Escola Nacional de Minas e Metalurgia entre os anos de 1931 e 1966, quando esteve sob a custódia da então Universidade do Brasil. Esta documentação inclui processos de caráter acadêmico, administrativo, informacional, logístico, pessoal, financeiro e patrimonial.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Alguns níveis poderão receber novos documentos em decorrência do processo de identificação no âmbito dos acervos do Arquivo Permanente da UFRJ.
Sistema de arranjo
O fundo está organizado em sete grupos: Gestão Acadêmica; Gestão Administrativa; Gestão de Documentação e Informação; Gestão Financeira; Gestão de Material; Gestão de Patrimônio e Gestão de Pessoal. Cada seção tem suas respectivas séries e, algumas destas, também apresentam subséries.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
- latim
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Livro de registro de diplomas, com desgaste e furos nas páginas.
Instrumentos de descrição
Inventário em produção no arquivo permanente da UFRJ.
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Os documentos originais estão custodiados no arquivo central da UFRJ. Localização do Arquivo Central: Av. Pedro Calmon. nº 550 - Prédio da Reitoria, Térreo - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-901
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Documentos em bom estado de conservação, sendo que algumas peças apresentam marcas de fungos, furos e desgastes ocasionadas pela exposição à umidade que antecede a implantação de política arquivística.
Nota
O acervo da Escola é um fundo fechado compreendido entre os anos de 1923 - 1966.
Nota
Organização e descrição do acervo: Thays Lacerda de Azevedo F. de Almeida, Ana Carolina Cardoso Miotti, Lucélia Gomes do Nascimento e Marco Antonio Rodrigues Miguel da Silva.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Escola Nacional de Minas e Metalurgia (Assunto)
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Brasil: Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE:
Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Tabela de Temporalidade de Documentos da UFRJ. Rio de Janeiro, 2001.
Tabela de Temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das instituições federais do ensino superior – IFES.
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Fevereiro de 2014
Idioma(s)
- português
Sistema(s) de escrita(s)
- latim
Fontes
Nota do arquivista
O acervo foi organizado de acordo com os procedimentos da DIARQ/PR-6/UFRJ. Organização e descrição do acervo: Ana Carolina Cardoso Miotti, Lucélia Gomes do Nascimento e Marco Antonio Rodrigues Miguel da Silva.