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Adair Leonardo Rocha

Em sua apresentação, Adair Leonardo Rocha associou parte do processo de formação das primeiras favelas, na cidade do Rio de Janeiro, aos quilombos já existentes nos morros. Nestas regiões havia a presença de setores marginalizados da sociedade brasileira, como negros, etnias indígenas e mestiços, sendo-lhes negado o direito à cidade.
Durante o período do Regime Ditatorial Militar, a repressão histórica prosseguiu.
Em relação ao projeto na favela da Rocinha, Rocha relatou dificuldades para coleta de entrevistas com moradores mais velhos, por acautelarem-se contra a probabilidade de represálias.
Temas como cerceamento e a Lei da Vadiagem (Decreto-Lei nº 3.688/41), foram uma constância entre os testemunhos.

Adriana Facina

A apresentação de Adriana Facina destacou como a sobrevivência nas favelas, durante o Regime Ditatorial Militar, impossibilitou a atuação dos movimentos que lutavam pela democracia. O jogo político tendeu a ser visto como algo fora do alcance da população favelada: o discurso oscilou entre o “Estado ausente” e o Estado como inimigo.

Antônio Carlos Firmino

A apresentação de Antônio Carlos Firmino abordou a instalação da “Ditadura do Tráfico” , após o término do Regime Ditatorial Militar e, como esse fenômeno mantém a repressão policial contra o favelado.

Áudio Sessão

Registro sonoro da sessão Juventudes, Redes e Movimentos Sociais.

Áudio Sessão

Registro sonoro da sessão As Três Ditaduras.

Áudio Sessão

Registro sonoro da sessão O Tempo do Medo das Remoções: Memórias, Testemunhos.

Decreto 8.978

Apresentado três artigos do Decreto 8.978 destacando a substituição do ensino industrial clássico pelo curso ginasial.

Dona Zica

Anazir Maria Oliveira, conhecida como Dona Zica, relatou as dificuldades enfrentadas pelas duas remoções que vivenciou, entre as décadas de 1960 e 1970, na cidade do Rio de Janeiro. De uma favela, próxima a Manguinhos (próximo ao bairro de Bonsucesso), foi removida para o bairro da Penha e, em seguida, para a Vila Aliança (Bangu). Consequentemente, coletivos foram empreendidos como uma forma de resistência.

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