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Decreto 8.978

Apresentado três artigos do Decreto 8.978 destacando a substituição do ensino industrial clássico pelo curso ginasial.

Enquadramento de professores licenciados pela antiga Universidade do Distrito Federal no magistério secundário e técnico municipal.

Memorial do ex alunos da UDF dirigido ao Prefeito d do Distrito Federal; Parecer do secretário de Educação sr. Clóvis Monteiro; Decreto-lei 1190 - criando a Faculdade Nacional de Filosofia; Decreto 5515/35 - Regula a carreira de Professor de Escola secundária do Distrito Federal; Decreto-lei 1063/39; Decertos lei 6260/38; Lei 375/ 49; Decreto-lei 6.215/38; Decreto 5.513/35; Projeto de Lei 82/1950; emenda nº 1 ao substitutivo do Projeto de Lei nº 9 de 1950;
Parecer da comissão de educação e cultura; Aprovação do projeto 82/1950; Petição para mandado de segurança; discurso Pronunciado pelo Professor Antonio Jose de Mattos Mussio em 18/12/1951

Regina Novaes

A apresentação de Regina Novaes apontou a questão intergeracional na relação entre memória, juventude e identidade, além de problematizar o uso do termo Ditadura para caracterizar o presente, em se tratando de novas formas de exclusão social.

Raul Santiago

Raul Santiago relatou as disputas por imaginário e território.
O incremento da “Pacificação”, por meio da instalação de unidades policiais em comunidades _ UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), na cidade do Rio de Janeiro, afirmara, repercute em violência contra a população jovem das favelas. Em contrapartida, destacou a relevância dos coletivos, como o Ocupa Alemão e o Papo Reto, para a promoção da autonomia dos moradores.

Vídeo Debate

As seguintes questões foram abordadas:

  • desigualdade social;
  • reinvenções no processo de formação política das juventudes (via igrejas, sindicatos, partidos, ONGs, coletivos etc.) e a sua articulação pelas redes sociais e
  • a responsabilidade de pesquisadores e movimentos sociais na formulação de políticas públicas.

Eladir Fátima N dos Santos

A apresentação de Eladir Santos abordou sobre a sua atuação junto a militância do movimento de favelas, no Rio de Janeiro, e as formas organizativas que perpassam os regimes ditatoriais., voltadas para o fim da opressão.

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