Movimentos Camponeses

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Movimentos Camponeses

        Movimentos Camponeses

          Termos equivalentes

          Movimentos Camponeses

          • UP Movimentos do Campo
          • UP Luta pela Terra
          • UP Movimentos Rurais

          Termos associados

          Movimentos Camponeses

            33 Descrição arquivística resultados para Movimentos Camponeses

            33 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            Desafios da agenda democrática para o Brasil Rural
            02 · Dossiê
            Parte de Atividades Acadêmicas

            A palestra “Desafios da agenda democrática para o Brasil Rural” ocorrida na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ministrada por Caio França (ex-coordenador do NEAD/MDA e ex-superintendente do MDA), discutiu a democratização na elaboração e execução de políticas públicas, com foco no meio rural.

            10 · Dossiê · 30/05/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            Realizada no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (UFRJ), a palestra apresentou uma pesquisa que buscou mapear os conflitos fundiários no estado do Rio de Janeiro entre 1946 e 1988. O levantamento teve como base fontes diversas: documentos sindicais, material dos arquivos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), acervo do Projeto Brasil: Nunca Mais (inquéritos policiais) e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Também foram realizadas idas a campo e uma centena de entrevistas com trabalhadores, advogados dos sindicatos, agente da CPT, lideranças que atuaram na época e os filhos de lideranças.

            Caio França
            001 · 21/03/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            Os assuntos abordados por Caio França foram:

            • as políticas do campo conquistadas desde a Constituição de 1988: previdência social rural e PRONAF;
            • a emergência da agricultura familiar enquanto categoria de afirmação de identidade e diversidade, mas vista como complementar ao agronegócio segundo programas governamentais e até mesmo movimentos sociais (convergência conflitiva);
            • os mecanismos cotidianos de participação social na formulação e aprimoramento de políticas públicas desde 2003;
            • a necessidade de análises críticas que captem as ambiguidades, contradições, mediações, continuidades e descontinuidades das políticas públicas, seus sentidos estratégicos e suas repercussões nas comunidades rurais;
            • a falta de regulação e o processo de legitimação do agronegócio;
            • a desconexão entre lutas pela terra/território e a reforma agrária, enquanto a agroecologia assume apenas parcialmente o seu papel (com imperativo ambiental), pois não é reconhecida pela base social como prioridade (renda e terra).
            Debate
            002 · 21/03/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            O debate se centrou nos temas da governança fundiária, políticas de desenvolvimento territorial, financiamento público, a vivência dos movimentos sociais no mundo da participação e a sua criminalização.

            Afrânio Garcia
            001 · 28/03/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            Afrânio Garcia destaca o papel do “Projeto Emprego e Mudança Social” na institucionalização da antropologia social no país, especialmente na estabilização do Museu Nacional como uma instituição de ensino e pesquisa. Os dois eixos principais de sua apresentação foram: pensar quais as possibilidades dos indivíduos que empreenderam projeto (em um contexto político problemático do ponto de vista da relação entre intelectuais e governo) e quais foram as contribuições do projeto. Conforme o autor, os resultados do projeto acabaram convergindo para ideias encontradas em Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre: o peso do mundo tradicional na plantation nos momentos de ruptura e recriação de distâncias sociais.

            Maria Emília Pacheco
            001 · 16/05/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            Maria Emília Pacheco iniciou com uma breve apresentação do histórico do conselho, sua atual configuração e as principais atividades desenvolvidas. Destacou a progressiva ampliação de formas e espaços de atuação para além do monitoramento de políticas públicas e de formulação de propostas: denúncias e debate de controvérsias relativas ao uso de agrotóxicos, transgenia, direito à terra e territórios. Também considerou que um dos principais desafios atuais diz respeito processo de criminalização do alimento artesanal por parte dos órgãos de controle sanitário.

            Debate
            003 · 16/05/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            O debate contou com a participação de um dos ex-presidentes do CONSEA, Chico Menezes, e também de José Ricardo Ramalho, José Sergio Leite Lopes e outros presentes.

            Aline Maia
            002 · 30/05/2016
            Parte de Atividades Acadêmicas

            Aline Maia, pesquisadora do projeto responsável pela pesquisa em Caxias, realizou uma fala abordando os processos de ocupação da Baixada Fluminense, concentrando atenção no caso da Fábrica Nacional de Motores.