Unidade Custodiadora BR RJ UFRJ - Arquivo Central/SIARQ

Área de identificação

Código de referência

BR RJ UFRJ

Título

Arquivo Central/SIARQ

Data(s)

  • 15/01/2019 (Produção)

Nível de descrição

Unidade Custodiadora

Dimensão e suporte

Ainda não dimensionado

Área de contextualização

Nome do produtor

(7 de setembro de 1920)

História administrativa

História do arquivo

Criado em 29 de março de 2016, o Arquivo Central/SIARQ é o órgão da administração central, diretamente subordinado à Reitoria, cujo objetivo principal é implantar a Política Arquivística na UFRJ, tendo como missão o desenvolvimento da gestão, preservação, acesso e disseminação do acervo arquivístico da universidade.
O Estatuto da universidade prevê que cada unidade acadêmica ou administrativa elabore seu regimento próprio, o regimento da Reitoria encontra-se vigente desde 1970. Neste regimento, a então denominada Superintendência Geral de Pessoal e Serviços Gerais (SG4), agregava não só as atividades de pessoal, mas também as atividades de serviços gerais e de assistência e segurança. Dentro da divisão de Serviços Gerais, existiam o Serviço de Comunicação - SECOM e o Serviço de Publicações.
A DGDI nasce de um Serviço de Comunicação – SECOM e posteriormente chamado de Divisão de Comunicação – DICOM, passa a incorpora o Serviço de Publicações, e se estrutura com quatro seções, a saber: Seção de Expedição/Documentação, Seção de Publicações, Seção de Arquivo (Arquivo Central) e Seção de Microfilmagem.
?Estruturalmente organizada, a DICOM não possuía em seu conceito as premissas arquivísticas e era vista como uma mera divisão de apoio nos serviços de malote/protocolo, publicações de matérias, acúmulo de papel desordenado nos depósitos, e microfilmagem sem critério a fim de minimizar os problemas de espaço físico.
Até 1997, a Seção de Arquivo da DGDI, recolhia aos depósitos todos os processos da Administração Central e das unidades acadêmicas da UFRJ sem nenhum critério, ou seja, os processos chegavam desordenados e sem obedecer a um plano de recolhimento, os documentos nunca foram classificados e nem avaliados o que contribuiu ainda mais para o caos organizacional, chegando acumular, aproximadamente, uma massa de 30 milhões de documentos. Sem nenhum espaço físico para novos arquivamentos, a referida seção deixou de recolher os documentos das unidades acadêmicas desde então. A partir de 2004, sob a responsabilidade de uma nova direção e com a perspectiva de contratação, por concurso, de arquivistas para seu quadro de funcionários, a DICOM torna-se DGDI, não apenas com uma significativa mudança de nome, mas com uma nova característica: a consciência de zelar por todo acervo arquivístico da UFRJ, fazendo prevalecer a legislação em vigor e o próprio estatuto da universidade, que em seu Art.12 prevê “a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural”.
Em 2006, surgem os primeiros esforços para a regulamentação do Arquivo Central e para a criação do Sistema de Arquivos da UFRJ. Em 2009 o processo 23079.004164/2009-91 é instaurado e após uma longa batalha, O Arquivo Central e o SIARQ-UFRJ foram criados através da Portaria do Reitor nº 2726 de 29 de março de 2016.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados