Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 15/01/2019 (Creation)
Level of description
Unidade Custodiadora
Extent and medium
Ainda não dimensionado
Context area
Name of creator
Archival history
Criado em 29 de março de 2016, o Arquivo Central/SIARQ é o órgão da administração central, diretamente subordinado à Reitoria, cujo objetivo principal é implantar a Política Arquivística na UFRJ, tendo como missão o desenvolvimento da gestão, preservação, acesso e disseminação do acervo arquivístico da universidade.
O Estatuto da universidade prevê que cada unidade acadêmica ou administrativa elabore seu regimento próprio, o regimento da Reitoria encontra-se vigente desde 1970. Neste regimento, a então denominada Superintendência Geral de Pessoal e Serviços Gerais (SG4), agregava não só as atividades de pessoal, mas também as atividades de serviços gerais e de assistência e segurança. Dentro da divisão de Serviços Gerais, existiam o Serviço de Comunicação - SECOM e o Serviço de Publicações.
A DGDI nasce de um Serviço de Comunicação – SECOM e posteriormente chamado de Divisão de Comunicação – DICOM, passa a incorpora o Serviço de Publicações, e se estrutura com quatro seções, a saber: Seção de Expedição/Documentação, Seção de Publicações, Seção de Arquivo (Arquivo Central) e Seção de Microfilmagem.
?Estruturalmente organizada, a DICOM não possuía em seu conceito as premissas arquivísticas e era vista como uma mera divisão de apoio nos serviços de malote/protocolo, publicações de matérias, acúmulo de papel desordenado nos depósitos, e microfilmagem sem critério a fim de minimizar os problemas de espaço físico.
Até 1997, a Seção de Arquivo da DGDI, recolhia aos depósitos todos os processos da Administração Central e das unidades acadêmicas da UFRJ sem nenhum critério, ou seja, os processos chegavam desordenados e sem obedecer a um plano de recolhimento, os documentos nunca foram classificados e nem avaliados o que contribuiu ainda mais para o caos organizacional, chegando acumular, aproximadamente, uma massa de 30 milhões de documentos. Sem nenhum espaço físico para novos arquivamentos, a referida seção deixou de recolher os documentos das unidades acadêmicas desde então. A partir de 2004, sob a responsabilidade de uma nova direção e com a perspectiva de contratação, por concurso, de arquivistas para seu quadro de funcionários, a DICOM torna-se DGDI, não apenas com uma significativa mudança de nome, mas com uma nova característica: a consciência de zelar por todo acervo arquivístico da UFRJ, fazendo prevalecer a legislação em vigor e o próprio estatuto da universidade, que em seu Art.12 prevê “a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural”.
Em 2006, surgem os primeiros esforços para a regulamentação do Arquivo Central e para a criação do Sistema de Arquivos da UFRJ. Em 2009 o processo 23079.004164/2009-91 é instaurado e após uma longa batalha, O Arquivo Central e o SIARQ-UFRJ foram criados através da Portaria do Reitor nº 2726 de 29 de março de 2016.