Fundo BR RJ UFRJ FCC MN SEMEAR JF - José Lacerda de Araújo Feio

Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR RJ UFRJ FCC MN SEMEAR JF

Título

José Lacerda de Araújo Feio

Data(s)

  • 1898-1973 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Gêneros: textual e iconográfico
Aproximadamente 6 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

(1912-1973)

Biografia

Médico pela Faculdade Nacional de Medicina (1936), bacharel e licenciado em História Natural pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1940), ingressou no Museu Nacional (MN), na Divisão de Zoologia, como naturalista interino (1941), mais tarde efetivado por concurso (1944) e classificado como zoólogo (1966). Entre as décadas de 1960 e 1970, dedicou-se também a pesquisar a história do Palácio de São Cristóvão e da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, sede do Museu Nacional, reunindo farto material e referências bibliográficas sobre o tema. Pais: Francisco A. C. de Araújo Feio e Maria José Lacerda de Araújo Feio Esposa: Haydée Costa de Araújo Feio (n. 15/12/1911) Filhos: Ceci (n. 22/12/1944) e José (n. 18/6/1946) As denominações de duas espécies animais derivam de seu nome: Ariamnes feioi Mello Leitão, 1947 (Araneae, Therididae); Eccrotatarus feioi Carvalho, 1953 (Homiptera,Miridae).

História do arquivo

Concomitantemente às atividades desenvolvidas pelo titular, o seu acervo foi reunido naturalmente, no próprio Museu Nacional, sendo mantido sob a custódia da instituição após o seu falecimento. Deslocado fisicamente várias vezes, em 2001 achava-se sob a guarda da equipe do Projeto Memória do Museu Nacional. Em 2002, passou à guarda exclusiva da Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional. José Feio preservou, integrando o seu arquivo, documentos que correspondem a remanescentes dos arquivos de Cândido Firmino de Melo Leitão Júnior e de Carlos Moreira, antecessores do titular no seu campo de estudo específico – a zoologia. Esses documentos permanecem integrando o arquivo, por se ter julgado herança natural e legítima, devido à afinidade científica em termos de objeto de estudo, procurando-se recuperá-la como tal por instrumentos.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Pesquisas, projetos, conferências, palestras, roteiros de exposições, relatórios, correspondências relacionadas à história da Quinta da Boa Vista, do Palácio de São Cristóvão e do Museu Nacional e a temas ligados à sua trajetória como naturalista e zoológo (protozoários e aracnídeos, por exemplo) e como membro de associações científicas e culturais (Associação dos Geográficos Brasileiros, Organização Nacional do Conselho Internacional de Museus – ONICOM, entre outras), incluindo material referente a cursos ministrados no campo da museologia, à organização e participação em congressos e seminários (de museologia e geografia, por exemplo) e a excursões científicas pelo Brasil.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A organização respeitou a configuração temática original dos dossiês, inclusive os projetos de álbuns iconográficos sobre o Museu Nacional, corrigindo ou, eventualmente, inserindo documentos encontrados fora do lugar. Séries: Associação dos Geógrafos Brasileiros (GE), Documentos Pessoais (DP), Museu Nacional (MN), ONICOM (ON).

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição, embora se dê preferência a que parte do material iconográfico seja consultado em sua versão digitalizada, disponível no local.

Condiçoes de reprodução

Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito.
(Somente por digitalização em equipamento apropriado e com acompanhamento)

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Entidade custodiadora: Museu Nacional (Brasil) Seção de Memória e Arquivo Localização: Rio de Janeiro Fundo/coleção: Museu Nacional (Brasil) Código de referência: BR UFRJ MN

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

BR.UFRJ.MN

Identificador da instituição

MN

Regras ou convenções utilizadas

NOBRADE
ISAD(g)
ISSAAR (CPF)
ISDIAH
ISDF

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

2001-2002 . Última atualização em 2018.

Idioma(s)

  • português

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Organização e descrição: Silvia Ninita de Moura Estevão.
Inserção na base: Jorge Dias

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação