Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2013-2013 (Produção)
Nível de descrição
Dossiê
Dimensão e suporte
Documentos eletrônicos (documentos audiovisuais e textuais)
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi instituído por iniciativa do reitor Aloísio Teixeira em 12 de agosto de 2004. O Colégio é um centro de referência acadêmica que objetiva o encontro de pesquisas e pesquisadores de ponta dos diversos campos do conhecimento. A formação do CBAE assemelha-se aos diversos institutos de estudos avançados na experiência internacional e nacional.
História do arquivo
O curso “Movimentos sociais”, ministrado por José Sérgio Leite Lopes (UFRJ/MN), Beatriz Heredia (UFRJ/IFCS) e Carlos Vainer (UFRJ/IPPUR) no primeiro semestre de 2013, inicia a pesquisa coletiva “Movimentos Sociais e Esfera Pública”, em desenvolvimento pelo CBAE/UFRJ. As sessões que discutiram movimentos sociais específicos foram registradas (videos, áudios e fotografias) pelos professores e os vídeos foram editados pela equipe do CBAE/UFRJ.
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
No Brasil, os movimentos sociais irromperam no final dos anos de 1970, tendo se consolidado nos anos 1980 (a “era dos movimentos populares”). Após recuos nos anos 1990 e do apoio relativo aos últimos mandatos de governo federal, as principais questões levantadas são: como se comportam hoje os movimentos sociais? Estariam sem o ímpeto oposicionista e de luta pela sobrevivência em decorrência de políticas públicas que atendem em parte aos seus interesses? Tais movimentos continuam resistindo a investidas violentas de forças que emanam dos interesses territoriais de proprietários e empresas? Colocam novas questões quanto à construção e defesa de suas identidades sociais? Nesse sentido, o curso Movimentos Sociais, idealizado em 2013 pelos professores José Sergio Leite Lopes (PPGSA/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGAS/UFRJ), buscou discutir essas e outras questões em conjunto com os demais pesquisadores e integrantes do projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública. Frente às manifestações de junho de 2013 no Rio de Janeiro e outros estados do Brasil, a última sessão abriu um debate acerca dos movimentos desencadeados pelas reivindicações referentes ao transporte público e suas relações com as questões colocadas previamente pelo curso.
O dossiê é composto pelas sessões sobre movimentos sociais apresentados por pesquisadores que vieram a integrar a pesquisa e pela ementa do curso.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O dossiê é composto por 10 itens documentais:
(001) Ementa do curso
(002) Movimentos de juventudes - Regina Novaes e Dulce Pandolfi
(003) Movimentos sociais urbanos - Dulce Pandolfi e Lygia Segala
(004) Movimentos de mulheres - Adriana Vianna
(005) Povos e comunidades tradicionais - Alfredo Wagner e Aurélio Vianna
(006) Movimentos indígenas - Iara Ferraz e Rubem Almeida
(007) Movimentos rurais - John Comerford e Moacir Palmeira
(008) Movimentos sindicais - José Ricardo Ramalho e Paulo Fontes
(009) Trabalhadores e justiça do trabalho - Elina Pessanha e Larissa Correa
(010) Movimentos negros - Sonia Giacomini e Marcelo Mello