Dossiê CMS - Curso Movimentos Sociais 2013

Ementa do curso Movimentos de juventudes - Regina Novaes e Dulce Pandolfi Movimentos sociais urbanos - Dulce Pandolfi e Lygia Segala Movimentos de mulheres - Adriana Vianna Povos e comunidades tradicionais - Alfredo Wagner e Aurélio Vianna Movimentos rurais - John Comerford e Moacir Palmeira Movimentos sindicais - José Ricardo Ramalho e Paulo Fontes Trabalhadores e justiça do trabalho - Elina Pessanha e Larissa Correa Movimentos negros - Sonia Giacomini e Marcelo Mello

Identity area

Reference code

CMS

Title

Curso Movimentos Sociais 2013

Date(s)

  • 2013-2013 (Creation)

Level of description

Dossiê

Extent and medium

Documentos eletrônicos (documentos audiovisuais e textuais)

Context area

Name of creator

(2004-)

Administrative history

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi instituído por iniciativa do reitor Aloísio Teixeira em 12 de agosto de 2004. O Colégio é um centro de referência acadêmica que objetiva o encontro de pesquisas e pesquisadores de ponta dos diversos campos do conhecimento. A formação do CBAE assemelha-se aos diversos institutos de estudos avançados na experiência internacional e nacional.

Archival history

O curso “Movimentos sociais”, ministrado por José Sérgio Leite Lopes (UFRJ/MN), Beatriz Heredia (UFRJ/IFCS) e Carlos Vainer (UFRJ/IPPUR) no primeiro semestre de 2013, inicia a pesquisa coletiva “Movimentos Sociais e Esfera Pública”, em desenvolvimento pelo CBAE/UFRJ. As sessões que discutiram movimentos sociais específicos foram registradas (videos, áudios e fotografias) pelos professores e os vídeos foram editados pela equipe do CBAE/UFRJ.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

No Brasil, os movimentos sociais irromperam no final dos anos de 1970, tendo se consolidado nos anos 1980 (a “era dos movimentos populares”). Após recuos nos anos 1990 e do apoio relativo aos últimos mandatos de governo federal, as principais questões levantadas são: como se comportam hoje os movimentos sociais? Estariam sem o ímpeto oposicionista e de luta pela sobrevivência em decorrência de políticas públicas que atendem em parte aos seus interesses? Tais movimentos continuam resistindo a investidas violentas de forças que emanam dos interesses territoriais de proprietários e empresas? Colocam novas questões quanto à construção e defesa de suas identidades sociais? Nesse sentido, o curso Movimentos Sociais, idealizado em 2013 pelos professores José Sergio Leite Lopes (PPGSA/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGAS/UFRJ), buscou discutir essas e outras questões em conjunto com os demais pesquisadores e integrantes do projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública. Frente às manifestações de junho de 2013 no Rio de Janeiro e outros estados do Brasil, a última sessão abriu um debate acerca dos movimentos desencadeados pelas reivindicações referentes ao transporte público e suas relações com as questões colocadas previamente pelo curso.
O dossiê é composto pelas sessões sobre movimentos sociais apresentados por pesquisadores que vieram a integrar a pesquisa e pela ementa do curso.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

O dossiê é composto por 10 itens documentais:
(001) Ementa do curso
(002) Movimentos de juventudes - Regina Novaes e Dulce Pandolfi
(003) Movimentos sociais urbanos - Dulce Pandolfi e Lygia Segala
(004) Movimentos de mulheres - Adriana Vianna
(005) Povos e comunidades tradicionais - Alfredo Wagner e Aurélio Vianna
(006) Movimentos indígenas - Iara Ferraz e Rubem Almeida
(007) Movimentos rurais - John Comerford e Moacir Palmeira
(008) Movimentos sindicais - José Ricardo Ramalho e Paulo Fontes
(009) Trabalhadores e justiça do trabalho - Elina Pessanha e Larissa Correa
(010) Movimentos negros - Sonia Giacomini e Marcelo Mello

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places