Dossiê CMS - Curso Movimentos Sociais 2013

Ementa do curso Movimentos de juventudes - Regina Novaes e Dulce Pandolfi Movimentos sociais urbanos - Dulce Pandolfi e Lygia Segala Movimentos de mulheres - Adriana Vianna Povos e comunidades tradicionais - Alfredo Wagner e Aurélio Vianna Movimentos rurais - John Comerford e Moacir Palmeira Movimentos sindicais - José Ricardo Ramalho e Paulo Fontes Trabalhadores e justiça do trabalho - Elina Pessanha e Larissa Correa Movimentos negros - Sonia Giacomini e Marcelo Mello

Área de identidad

Código de referencia

CMS

Título

Curso Movimentos Sociais 2013

Fecha(s)

  • 2013-2013 (Creación)

Nivel de descripción

Dossiê

Volumen y soporte

Documentos eletrônicos (documentos audiovisuais e textuais)

Área de contexto

Nombre del productor

(2004-)

Historia administrativa

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi instituído por iniciativa do reitor Aloísio Teixeira em 12 de agosto de 2004. O Colégio é um centro de referência acadêmica que objetiva o encontro de pesquisas e pesquisadores de ponta dos diversos campos do conhecimento. A formação do CBAE assemelha-se aos diversos institutos de estudos avançados na experiência internacional e nacional.

Historia archivística

O curso “Movimentos sociais”, ministrado por José Sérgio Leite Lopes (UFRJ/MN), Beatriz Heredia (UFRJ/IFCS) e Carlos Vainer (UFRJ/IPPUR) no primeiro semestre de 2013, inicia a pesquisa coletiva “Movimentos Sociais e Esfera Pública”, em desenvolvimento pelo CBAE/UFRJ. As sessões que discutiram movimentos sociais específicos foram registradas (videos, áudios e fotografias) pelos professores e os vídeos foram editados pela equipe do CBAE/UFRJ.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

No Brasil, os movimentos sociais irromperam no final dos anos de 1970, tendo se consolidado nos anos 1980 (a “era dos movimentos populares”). Após recuos nos anos 1990 e do apoio relativo aos últimos mandatos de governo federal, as principais questões levantadas são: como se comportam hoje os movimentos sociais? Estariam sem o ímpeto oposicionista e de luta pela sobrevivência em decorrência de políticas públicas que atendem em parte aos seus interesses? Tais movimentos continuam resistindo a investidas violentas de forças que emanam dos interesses territoriais de proprietários e empresas? Colocam novas questões quanto à construção e defesa de suas identidades sociais? Nesse sentido, o curso Movimentos Sociais, idealizado em 2013 pelos professores José Sergio Leite Lopes (PPGSA/UFRJ) e Beatriz Heredia (PPGAS/UFRJ), buscou discutir essas e outras questões em conjunto com os demais pesquisadores e integrantes do projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública. Frente às manifestações de junho de 2013 no Rio de Janeiro e outros estados do Brasil, a última sessão abriu um debate acerca dos movimentos desencadeados pelas reivindicações referentes ao transporte público e suas relações com as questões colocadas previamente pelo curso.
O dossiê é composto pelas sessões sobre movimentos sociais apresentados por pesquisadores que vieram a integrar a pesquisa e pela ementa do curso.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

O dossiê é composto por 10 itens documentais:
(001) Ementa do curso
(002) Movimentos de juventudes - Regina Novaes e Dulce Pandolfi
(003) Movimentos sociais urbanos - Dulce Pandolfi e Lygia Segala
(004) Movimentos de mulheres - Adriana Vianna
(005) Povos e comunidades tradicionais - Alfredo Wagner e Aurélio Vianna
(006) Movimentos indígenas - Iara Ferraz e Rubem Almeida
(007) Movimentos rurais - John Comerford e Moacir Palmeira
(008) Movimentos sindicais - José Ricardo Ramalho e Paulo Fontes
(009) Trabalhadores e justiça do trabalho - Elina Pessanha e Larissa Correa
(010) Movimentos negros - Sonia Giacomini e Marcelo Mello

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados